A Secretaria Estadual de Saúde libera nesta sexta-feira (16/7) cerca de 189 mil doses da vacina da AstraZeneca reservadas em estoque inicialmente para D2 para uso como D1.

A decisão foi tomada em conjunto entre o Estado e as Secretarias Municipais de Saúde, nesta quinta-feira (15/7), em virtude dos recorrentes atrasos do Ministério da Saúde em enviar novas doses impossibilitando o avanço da imunização na Paraíba.

Com isso, o governo estadual distribuirá amanhã a maior quantidade de vacinas aos municípios desde o início da campanha.

Serão 266 mil doses ao todo, considerando o novo lote do Ministério da Saúde que deve chegar nesta quinta trazendo 77 mil doses também da AstraZeneca.

Todos lembram que, em março, por orientação do então ministro Eduardo Pazuello, esta mesma estratégia causou atraso na aplicação da D2 nas pessoas que já haviam tomado a primeira dose e confusão em um dos postos de vacinação, no Espaço Cultural.

O cenário agora é outro, segundo o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, e o prefeito Cícero Lucena (PP), de João Pessoa, que afirmaram estar “tranquilos” em relação ao reabastecimento por parte do Ministério da Saúde em um menor espaço de tempo.

Comentários: