A Paraíba registra o melhor quadro para crescimento econômico em 2022 no Brasil. O estado tem uma projeção de 4% acima, o mesmo percentual do também estado nordestino Sergipe, muito acima do previsto para o Brasil que é 1.4%. A menor projeção pertence a Minas Gerais, com -1.

A informação foi publicada pela página Brasil Mapas, com base em dados de institutos conceituados, como o último boletim do Focus do Banco Central (BC) divulgado na última semana de 2021, e a MB Associados. Veja o mapa, com dados, no fim da matéria.

Desembarque de empresas

De acordo com o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Industrial da Paraíba (Fain), o Governo da Paraíba beneficiou, de 2019 a 2021, 174 empresas de 19 municípios. Em 2021, os incentivos fiscais concedidos geraram investimentos que superaram 2019 e 2020, mostrando uma retomada muito forte.

No último ano, a Paraíba também se consolidou como ponto de desembarque de empresas especializadas em energias renováveis, com a instalação de usinas fotovoltaicas, especialmente na região do Sertão.

Até 2026, a Paraíba deverá receber cerca de R$ 10 bilhões, conforme prevê a Agência Nacional de Energia Elétrica. Os recursos são de empresas privadas que revenderão a energia produzida para o sistema em operação no país.

Comentários: